segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Primeira grande trombada da campanha será entre Requião e Osmar

Do HoraH News
Os principais pré-candidatos ao governo do Paraná para as eleições deste ano estão se tratando com luvas de pelica. Os candidatos, até agora, não rugem um para o outro, no máximo miam e ronronam.

Motivos para toda essa falta de pegada dos candidatos postos não faltam. Afinal, alguns eram aliados e amigos de infância até ontem (caso de Osmar Dias e Beto Richa), ou mesmo irmãos (Alvaro Dias e Osmar).

Por tudo isso, tinha gente apostando que essa campanha iria ser - pelo menos até que o confronto fosse inevitável - bastante chocha, daquele tipo de dar tédio.

O quadro começou a mudar quando Osmar Dias teve a idéia, não muito feliz, de desfechar um ataque ao governo Requião. Sem mais aquela, Osmar criticou as políticas sociais e apontou supostas falhas nas áreas de saúde e segurança do governo do Estado.

De Requião já se disse tudo, menos que ele não gostasse de um confronto. Na verdade, Requião, costuma subverter o dito popular do sujeito que dá um boi para não entrar numa briga. Requião é do tipo que dá uma boiada para entrar num conflito.

O ataque de Osmar, segundo todas as expectativas, será respondido nesta terça-feira, 12, na escolinha, com material de alta megatonagem política.

Requião, que ainda tem engasgado episódios mal contados da campanha de 2006, em que derrotou Osmar Dias na disputa pelo governo do Estado, se prepara com um arsenal pesadíssimo para dar o troco às críticas de Osmar e avançar sobre novos fronts.

Requião escalou secretários das áreas criticadas por Osmar para dar uma resposta técnica às críticas feitas à sua administração, mas caberá a ele, pessoalmente, dar a resposta política.

Essa resposta, ninguém tem dúvidas, será duríssima. Afinal, Requião é criador e principal teórico da tese que campanha de alto nível é ruim para o eleitor e para a política.

O governador defende a idéia que os partidários da tal “campanha de alto nível”, invariavelmente, são aqueles que têm o rabo preso com alguma coisa.

Morrem de pânico com a idéia de que seus esqueletos podem ser retirados do armário e, por isso, ficam pregando a tal campanha de alto nível onde nada, além de abstrações, poderia ser discutido entre os candidatos.

Como Requião é partidário da tese oposta, ou seja, que tudo pode – e deve – ser discutido publicamente em uma campanha política, não deve surpreender a ninguém se não limitar a sua resposta a dados pontuais a respeito das críticas de Osmar.

A expectativa é que o governador aponte seus canhões para aspectos mal explicados da biografia de Osmar, como o fato do senador ter se tornado proprietário de um latifúndio imenso no Tocantins.

A propriedade questionada de Osmar é a fazenda Lagoa da Prata, maior que boa parte dos principados europeus, teria sido adquirida pelo senador por um preço considerado uma pechincha fora do comum.

O latifúndio, que faria a alegria e o assentamento de milhares de sem-terra, mede 1.740 alqueires goianos. O equivalente a 3.480 alqueires paulistas, ou 8.325 hectares.

Também podem ser abordadas na sessão desta terça da escolinha as ligações perigosas entre o PT e Osmar Dias. Afinal, como se sabe, quando Alvaro Dias se tornou governador em 1986, Osmar foi nomeado secretário da Agricultura e promoveu uma violenta caça as bruxas contra os petistas na Secretaria.

Não ficou pedra sobre pedra. Os petistas foram demitidos, perseguidos e intimidados por Osmar. O mesmo Osmar que hoje anda de braços dados com Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo, preparando uma das alianças políticas mais espantosas desde o pacto Ribbentrop-Molotov.

Assunto para Requião não vai faltar. Ainda mais que o governador é um polemista notoriamente criativo e inspirado.

Além de futucar velhas feridas, como lembrar que Osmar escolheu em 2006 um candidato a vice, Derli Donin, que não tinha biografia, mas um alentado prontuário policial, Requião pode encontrar ângulos novos para fazer suas “críticas construtivas” ao senador do PDT.

Seja como for, uma coisa é certa, a sessão da escolinha desta terça-feira será imperdível.

Nenhum comentário: