quinta-feira, 27 de maio de 2010

EUA e Brasil têm 'sérios desacordos' quanto ao Irã, diz Hillary Clinton

 
Secretária de Estado americana alerta que 'ganhar tempo' para os iranianos pode ser perigoso

estadao.com.br

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse nesta quinta-feira, 27, que seu país e o Brasil enfrentam "sérios desacordos" a respeito do programa nuclear iraniano, embora suas relações em outros temas sejam boas.

"Sem dúvida temos sérios desacordos com a política diplomático do Brasil em relação ao Irã", disse Hillary, nas declarações mais diretas sobre como os EUA veem os esforços de Brasil e Turquia em pressionar as potências nucleares para evitar sanções ao Irã por conta de seu programa nuclear.

Hillary ainda alertou que os esforços brasileiros para "ganhar tempo" para o Irã podem ser perigosos. "Nós acreditamos que ganhar tempo para o Irã, permitindo que eles evitem a unidade internacional por conta de seu programa nuclear, faz o mundo mais perigoso, e não mais seguro", disse a secretária.

Brasil e Turquia foram os mediadores de um acordo assinado com o Irã no início do mês que prevê que Teerã envie 1.200 quilos de urânio pouco enriquecido (LEU, na sigla em inglês) e receba em troca 120 quilos de material nuclear pronto para ser usado em seu reator de pesquisas. Ambos os países são membros não permanentes do Conselho de Segurança da ONU e pedem mais diálogo com os iranianos.

O acordo foi fechado por Brasil, Turquia e Irã no dia 17 de maio como uma tentativa de solucionar a crise sobre o programa nuclear iraniano. Um dia depois, porém, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, anunciou que os membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) haviam aprovado um rascunho de uma quarta rodada de sanções contra Teerã.

Nenhum comentário: