sábado, 29 de maio de 2010

Ballet Imperial da Rússia volta a Curitiba

Companhia traz para a cidade espetáculos 'Romeu e Julieta' e 'Dom Quixote'

Bem Paraná
A beleza e a técnica do balé clássico da Rússia retorna a Curitiba, em junho, com a companhia Ballet Imperial da Rússia, para apresentar dois clássicos da literatura mundial – “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, e “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes. Capitaneada por Gediminas Taranda, principal bailarino do Bolshoi na era soviética, esta é a segunda turnê pelo país, que fez grande sucesso em 2007 com o clássico “O Lago dos Cisnes”. A curta temporada, com realização da Seven Shows e Branco Produções, acontece nos dias 12 e 13 de junho no Teatro Guaíra.

No sábado (12) às 21horas será apresentado “Romeu e Julieta”. Um balé em três atos e treze cenas, baseado na tragédia de William Shakespeare, com coreografia de Leonid Lavroysky e música de Sergei Prokofieff. Já no domingo (13) às 19 horas será a vez de Dom Quixote, que tem música de Ludwig Minkus e coreografia de Alexandre Gorskiy. O ballet foi dividido em três atos e cinco cenas, sendo inseridas variações de alta exigibilidade técnica e expressiva.

A denominação “imperial”, utilizada pelo grupo criado em 1994 por Gediminas Taranda, o coração e o “gerador de criatividade” do Ballet Imperial da Russia, tem o objetivo de representar o mais alto nível de concepção do balé russo, sendo também uma referência à dinastia que impulsionou o desenvolvimento das artes na Rússia. Deste incentivo, surgiram os chamados “teatros imperiais”, como o Bolshoi e o Kirov, considerados templos da dança em sua forma mais apurada. Por isso, o público pode esperar um espetáculo tradicional, com aspectos da arte contemporânea aliados à dança clássica.

Formada por mais de 40 bailarinos, a companhia tem em seu elenco nomes como Pratik Dyupon (Ópera de Paris, França), Faruh Ruzimatov, Yulia Mahalina e Diana Vishneva (Teatro Mariinsk), Nicolas Tsiskaridze, Lyudmila Semenyaka e Nadezhda Pavlova (Teatro Bolshoi), Vladimir Malahov e Julia Kent (Teatro de Balé Americano) eTamie Kusakiri (Japão). O grupo participa dos festivais mais conhecidos do mundo, como em Portugal, na Bélgica, em Luxemburgo, no Japão, em Moscou, em Kiev, no 16° Festival Internacional de Balé Clássico, de Rudolf Nuriev, em Kazan, além de ser o iniciador e o principal participante do festival anual de dança na Finlândia, Croácia e Litva.

Nos últimos anos, Gediminas Taranda vem renovando, aos poucos, o balé clássico mundial. Dessa forma, foi renovado o balé Romeu e Julieta para a música de Prokofiev (coreografia- L.Lavrovskiy). A cooperação com o coreógrafo M. Murdmaa e com o teatro “New Ópera” resultou em uma interessante plataforma de “Carmina Burana”, para a música de K. Orff. Foram renovados também os balés “O Quebra Nozes”, “O Lago dos Cisnes”, e “A Bela Adormecida”, onde se pode reconhecer claramente o estilo deste importante diretor.

A nova turnê pela América do Sul iniciou em maio e termina em 26 de junho, com 28 apresentações em 17 cidades brasileiras, além de Buenos Aires e Rosário (Argentina) e Santiago (Chile). Antes da capital paranaense, a trupe passa por Brasília, Goiânia, Vitória, São Paulo, Campo Grande, Aracaju, Maceió, Recife, Salvador, Florianópolis, Blumenau, Pelotas, Caxias e Porto Alegre . Depois segue para o Rio de Janeiro (dias 15 e 16), Buenos Aires (dias 18 e 19), Rosário (dia 20), Santiago (dias 22 e 23) e Ribeirão Preto (dias 25 e 26).


Nenhum comentário: